O ecoturismo ou turismo de natureza, segundo a EMBRATUR, é um “segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

Por isso, se você ama a natureza e gosta de viagem de ecoturismo, você pode aliar a sua paixão com boas iniciativas para gerar o mínimo impacto ao meio ambiente. Vamos lá?

1 – Copo ou garrafa reutilizável

Cada vez mais tem se falado sobre os impactos negativos dos produtos descartáveis ao meio ambiente, especialmente aqueles feitos de plástico. Por isso, uma boa iniciativa é carregar um copo reutilizável, seja de silicone, seja de outros materiais, que possam ser usados para beber água, suco ou cafezinho.

2 – Saquinho (de preferência de pano) para recolher o lixo seco que gerar

Quando falamos de viagem de ecoturismo, temos de considerar que nem todo ambiente tem lixeiras e, ainda que tenha, nem sempre existe uma coleta seletiva do lixo na região. Por isso, a melhor postura a ser adotada por um ecoturista responsável é carregar de volta o seu próprio lixo, especialmente o seco. Você pode descarta-lo mais tarde, no lugar mais adequado, ou mesmo, trazê-lo de volta para a sua cidade de origem (dependendo do grau de rusticidade do destino).

3 – Repelente natural

Quer se proteger dos insetos? A melhor alternativa para você e para a natureza é usar um repelente natural. E é fácil encontrar na internet muitas receitas, entre elas um composto à base de álcool, água destilada ou mineral, óleo corporal, citronela e cravo da índia.

Sabemos que nem sempre essa receita é efetiva para alguns tipos específicos de insetos, mas vale usar sempre que possível. Até porque em alguns atrativos como o Abismo Anhumas e outros locais de Bonito, do Brasil e do mundo, o uso de repelente, protetor solar e outros produtos é proibido para não afetar a pureza da água. Por isso, fica a dica!

4 – Respeito

Pela comunidade e pela natureza, sabendo que lidar harmoniosamente com a diversidade e reconhecendo o seu valor. Para que tudo flua da melhor maneira possível, respeito aos costumes e tradições das comunidades locais, bem como a preservação da natureza devem ser prioritários.

5 – Câmera para registrar momentos inesquecíveis

Dito tudo isso, é claro que não poderíamos deixar de dizer: leve uma câmera para eternizar alguns momentos em registro. Outras tantas vivências inesquecíveis, sabemos que ficarão na memória!

Para esse tópico, uma dica importante é se informar sobre as especificações dos ambientes naturais que vai visitar, tanto sobre o tipo de equipamento que pode/deve ser levado, quanto o que pode ser usado. Em alguns lugares, por exemplo, o uso de flash deve ser evitado, bem como o uso de drone é proibido.

Esperamos que com essas dicas sobre o que levar na sua viagem de ecoturismo você aproveite da melhor forma possível!

Leia também: Viagem para Bonito: 5 itens essenciais para levar na mala