Conhecer os sabores da culinária do Centro-Oeste é uma forma de viajar pela história e aprender muito mais sobre a cultura da segunda maior região brasileira. Nos pratos típicos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal é marcante a presença de ingredientes e temperos com características bem regionais.

São pratos carregados das influências dos países que a região centro-Oeste faz fronteira, como Bolívia e Paraguai. Valorizando sempre a natureza e os frutos que ela dá, a culinária do Mato Grosso do Sul tem como carro-chefes ingredientes naturais como peixes, mandioca e pequi.

Nesse texto, vamos falar sobre a culinária do Mato Grosso do Sul, que é uma grande explosão de sabor e cultura! Pois, além de deliciosa, é impregnada de traços que contam a sua história através dos pratos típicos da culinária local.

Caldo de piranha

Você sabia que as temidas piranhas famosas no Pantanal também dão um belo caldo? Essa iguaria típica da região pantaneira, apesar de ser um perigo nas águas, nos pratos é uma carne magra e firme, o que a torna excelente para caldos.

No seu preparo, são retiradas as espinhas e acrescentados temperos e legumes, como tomate, salsinha, alho, coentro e pimenta, entre outros. Normalmente, o caldo é bebido em cumbucas ou xícaras. A pimenta utilizada é a bode, para dar um toque especial, com nível de ardência mediano.

Também é possível engrossar o caldo de piranha com farinha de trigo ou mandioca, e servi-lo como entrada, como se fosse um pirão. Ele é conhecido pelo seu sabor marcante e pela sua potência, se bem feito, é inesquecível! Uma vez no Mato Grosso do Sul, vale a pena experimentar!

Sopa Paraguaia

Como falamos no início do texto, os países os quais o Mato Grosso do Sul faz fronteira também têm influência direta na sua culinária. Prova disso é a famosa sopa paraguaia, que, apesar do nome, não é líquida – mais parece uma torta.

Reza a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados levavam uma sopa forte para se alimentar. Por conta da falta de praticidade em transportar algo líquido, foram colocando cada vez mais milho, o que engrossou a sopa. E, assim, nasceu a Sopa Paraguaia. Importante lembrar que essa é apenas uma das versões da história, existem outras, mas nada oficial.

A sopa paraguaia é uma das iguarias mais curiosas para os turistas que visitam a região. Ela é tão peculiar, que se torna mais que um prato típico. É um símbolo da expressão cultural paraguaia nas mesas brasileiras.

Carne de jacaré

O Pantanal é um dos principais biomas do Mato Grosso do Sul e o jacaré, por sua vez, é um dos animais mais característico dessa região. Junto com as piranhas, eles são temidos por quem passa, e ninguém quer dar de cara com um jacaré, seja em terra ou na água, apesar da admiração por sua beleza e majestade.

A parte comestível da carne de jacaré é a parte do rabo. É uma carne branca, rica em proteínas. Assim como a carne do peixe, ela é sensível. Por isso, exige um requinte para o seu preparo que a iguaria merece.

Considerado um prato exótico, tem uma carne saborosa! Pode ser preparada de diversas formas seja em grelhados, cozidos ou assados. Certamente, deve ser experimentada pela menos uma vez na vida.

Frutos do Cerrado

O Cerrado apresenta fauna e flora extremamente rica, ressaltando as classes de frutos com características sensoriais intrínsecas e com alta qualidade nutricional, o que os tornam atraentes para o consumo.

Os frutos nativos da região são utilizados tanto em receitas salgadas como em doces. O mais conhecido, sem dúvidas, é o pequi, que em tupi significa “pele espinhenta”. O fruto tem o tamanho de uma maçã e casca verde. Muito usado na culinária típica, tem sabor forte e cor amarelada.

Damos destaque também para o buriti, coquinho-azedo, mangaba, araticum, bacupari-do-cerrado, murici, entre tantos outros! Inclusive, já fizemos um texto aqui no blog sobre o assunto (para ler na íntegra, clique aqui).

Ter a consciência da importância da comida na cultura de uma região, além de permitir a realização de uma viagem mais completa, ajuda a expandir a percepção sobre a diversidade do Brasil. Assim, a gastronomia propicia experiências inesquecíveis aos viajantes de plantão.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária do Mato Grosso do Sul? Esses pratos e frutos são indicados para antes e depois de visitar o Abismo Anhumas e outras aventuras da região, claro!