Você sabia que, desde a abertura da caverna ao público, o Abismo Anhumas busca priorizar a contratação de mão de obra especializada para guardiões, mergulhadores e guias, além de fornecedores? Essa é a principal forma de gerar impacto positivo para a comunidade local ao nosso ver, pois além de valorizar quem passa a fazer parte da nossa equipe, contribuímos com o desenvolvimento econômico da região, mantemos a cultura e geramos oportunidades para que essas pessoas também construam experiência no ecoturismo.

“Podemos destacar fornecedores diversos, desde o material de construção ao material elétrico, instrumentos de prática de técnica vertical e equipamentos para a atividade de mergulho, tudo comprado localmente”, comenta Edmundo Dineli, biólogo com especialização em Educação Ambiental e Espeleobiologia e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que é nosso consultor há mais de 20 anos.

Aproveite e conheça a história do Senhor Aires, carpinteiro bonitense que construiu a nossa plataforma flutuante! Clique aqui.

Além disso, temos outras diversas iniciativas de fomento à economia, incentivo à capacitação, educação ambiental e conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. Saiba mais sobre o nosso impacto positivo a seguir!

Apostar em conhecimento nunca é demais

Aqui no Abismo Anhumas, educação é a nossa prioridade. Por conta disso, oferecemos constantemente à nossa equipe cursos de capacitação que incluem treinamentos e workshops de técnicas verticais, primeiros socorros, segurança e mais. Além disso, temos investido em cursos de inglês e de graduação. Oferecemos bolsas para que a equipe se desenvolva no atendimento a estrangeiros sem precisarmos buscar profissionais de outras regiões, e nos conhecimentos acadêmicos, com formações que valorizam e somam ao negócio.

“O Abismo também procura ter um olhar mais atento às mães que procuram trabalho para realocação depois da licença maternidade. Temos uma guardiã, por exemplo, que fez sua entrevista de emprego quando seu neném tinha apenas três mese e hoje já está há mais de um ano conosco”, explica Fernanda Tieppo, guardiã administrativa líder do Abismo Anhumas.

Para muito além do objetivo de melhorias de capacidade técnica, nós também investimos no crescimento pessoal dos colaboradores como um todo e no fomento social-econômico da região.

“O Abismo investiu nos seus colaboradores e criou bons profissionais propagam os aprendizados aplicando-os e, quiçá, beneficiando outros”, conta Ronald Rosa, veterinário paulistano formado pela Universidade de São Paulo (USP) e ambientalista, que é, na verdade, bem pantaneiro, depois de ter passado mais de 10 anos vivendo por lá. Hoje é também ilustrador e vive em Bonito, além de ser nosso amigo de longa data.

Projetos e parcerias para todas as idades

Para os jovens da região, temos em vista um projeto em parceria com o Instituto Visão de Vida, do município de Bonito. A instituição nasceu da necessidade de dar às crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência novas oportunidades de recomeçar a vida.

“Essa colaboração tem o objetivo de contratar um menor aprendiz para o escritório do Abismo Anhumas. São jovens que já fazem aulas técnicas no Instituto, no contraturno escolar, e querem ter sua primeira experiência no mercado de trabalho”, diz Fernanda.

Entendemos que esses investimos retornam de diversas formas para a comunidade!

Educação ambiental é uma das nossas bases

Equipe de guardiões do Abismo de 1998, foto Acervo Sebastião Amaro

Todos nossos colaboradores são orientados a preservar o meio ambiente da caverna e do entorno, mas também a fazer do atrativo a experiência mais segura para quem nos visita seguindo rigorosamente as normas técnicas de turismo de aventura. “O Abismo Anhumas proporciona um desenvolvimento pessoal muito legal em meio ambiente, segurança e de trabalho em equipe”, comenta Rudi Guerini, guardião da caverma, instrutor de mergulho, primeiros socorros e guia de turismo há 24 anos do Abismo Anhumas.

As questões ambientais sempre tiveram muita relevância para a existência do Abismo Anhumas. Para desenvolver a consciência ambiental na população do entorno, participamos de algumas edições da Feira Socioambiental, capitaneada pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB). O evento costuma acontecer em Bonito, no Mato Grosso do Sul, desde 2010, durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada nacionalmente na primeira semana de junho.

A nossa participação leva atividades lúdicas de técnicas de práticas verticais, com rapel e ascensão para as crianças – com destaque para as escolas da comunidade local, sejam elas públicas ou privadas. Desta maneira, as participantes experimentam a atividade, podendo gerar interesse em visitar a caverna e futuramente e, quem sabe, se tornarem guardiãs.

“Eu não consigo dissociar social de ambiental. Acredito piamente que a retidão da maneira como a operação do Abismo Anhumas é feita ao longo de quase 30 anos, já é um fator de ganho social, pois um valor ambiental inestimável tem sido conservado no nosso município. Isso se traduz em um mercado fortalecido e vagas de trabalho diretas e indiretas”, observa Ronald.

Ingresso social mantém nosso compromisso com a comunidade bonitense

Lembramos ainda que cidadãos de Bonito têm ingresso social, com valor diferenciado ao visitar o atrativo. Para usufruir, é preciso solicitar o benefício, que passa por aprovação. Depois disso, é possível fazer uma pré-reserva e, enfim, curtir a visita! A locomoção até o local é por contra própria do visitante.

O Abismo Anhumas acredita que o impacto positivo na comunidade é fundamental para manter a boa relação com as pessoas que fazem o Abismo ser o que é! Quer conhecer a gente de perto? Para reservar sua próxima aventura, entre em contato aqui!

Leia também: Por que, além de espetacular, visitar o Abismo Anhumas faz bem para o mundo