Quando a gente vai conhecer um lugar novo sempre surgem um monte de dúvidas e curiosidades, não é mesmo? Por isso a gente resolveu sanar as principais questões que chegam até nós ou as que achamos que são super válidas para esclarecer também. Por isso, se você é um “abismounhense” de primeira viagem, confira só:

 

1 – Qualquer pessoa pode praticar o Abismo Anhumas pesando entre 35 e 120 quilos, por conta dos equipamentos e por segurança. Inclusive, temos estrutura para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

2 – A caverna do Abismo Anhumas é a 23km do centro de Bonito, onde fica o escritório. Você escolhe a melhor forma de ir até lá, se fechando parceria com uma empresa, carro próprio ou alugado, por exemplo

3 – No escritório temos uma plataforma com oito metros de altura na qual fazemos um treinamento preparatório ao turista no dia anterior ao da descida do Abismo. Assim, temos a certeza de que está apto a praticar a atividade.

4 – Na caverna, temos dois sanitários, um do lado de fora e outro lá embaixo. Ambos químicos. Então fique tranquilo se pintar aquela vontade de usá-los. Aconselhamos especialmente antes de entrar na água cristalina do lago para que não surja vontade durante a flutuação ou mergulho.

5 – Pedimos que não use nenhum produto sobre a pele, incluindo repelente e protetor. Por quê? Na hora da flutuação essa química do produto vai toda para a água e pode alterá-la. Impactamos o ambiente o menos possível (e escrevemos um texto todinho sobre isso. Confira). Além do mais, não tem sol, nem pernilongo.

6 – Antes da beleza, pense no conforto. É por isso que para descer o Abismo sugerimos usar duas peças inferiores de roupa. Exemplo: duas bermudas, uma legging e uma bermuda, uma legging e um short. Por quê? A cadeirinha do rapel faz pressão nas pernas e, especialmente na subida que leva mais tempo, esse desconforto pode incomodar bastante, inclusive a virilha. Então, usar duas peças alivia essa tensão entre o equipamento e o corpo.

7 – Somos certificados em segurança, então fique tranquilo pois pensamos em tudo para tornar o atrativo o mais livre possível de acidentes. A adrenalina existe sim! Mas o medo pode deixar em casa.

8 – Você pode tirar fotos e fazer filmagens com equipamentos próprios. Se quiser tirar uma foto antes da descida, por exemplo, um dos monitores pode fazer isso para você e depois enviar seu celular lá para baixo com uma bolsa especial que serve só para isso: transportar equipamentos. Durante a descida, você pode usar uma câmera no capacete, já que irá usar as duas mãos. Lá embaixo você pode usar seus equipamentos à vontade, só lembrando que há pouca luminosidade por ser uma caverna.

9 – E por falar em seus pertences… Uma mochila é mais do que suficiente para o que você precisa. Além das peças que citamos acima, já vá usando roupas de banho por baixo, assim na hora de colocar o neoprene para a flutuação ou mergulho você ganha tempo. Depois de sair da água é ideal que você, aí sim, substitua as roupas de banho por peças secas. Por isso uma tolha é bem-vinda! Ah, e leve um lanchinho para repor a energia para a subida. Frutas e um sanduíche natural são a pedida certa. Mas se lembre de levar todos os possíveis resíduos de volta com você.

10 – Tanto a descida quanto a subida são feitas em pares. Então, ainda que você tenha ido viajar sozinho ou outro turista ou um dos monitores fará o percurso em uma corda ao seu lado. É ótimo para conversar, fazer novas amizades e aliviar a tensão, se houver.

 

E aí, gostou das curiosidades? Se achar que ainda restam dúvidas iniciais, nos mande perguntas que respondemos em uma próxima oportunidade. E se você já fez o Abismo e lembrou de mais alguma coisa, manda pra gente também.

Esperamos que o texto tenha te dado ainda mais vontade de viver essa aventura com a gente -de novo ou pela primeira vez. Então, vem!