Imagine um lugar com visuais inesquecíveis, que tem como plano de fundo montanhas de rochas calcárias, rios cristalinos, campos alagados e fauna e flora únicas e surpreendentes. Assim é a Serra da Bodoquena, região no sudoeste do Mato Grosso do Sul e que reserva atrativos naturais mais do que especiais para quem curte a vida ao ar livre.

Composta pelas cidades de Bodoquena, Bonito, Jardim, Miranda e Porto Murtinho, a Serra da Bodoquena se tornou Parque Nacional em 2000. Desde os anos 80, porém, é uma região classificada como prioritária enquanto área de proteção – para preservação do ecossistema de grande relevância ecologicamente.

Contando com a cidade de Bonito como referência mundial em ecoturismo, a região da Serra da Bodoquena reserva ainda diversas outras atrações para quem está planejamento uma viagem. Confira abaixo algumas das melhores opções – além do Abismo Anhumas, é claro.

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Com mais de 350 hectares de mata preservada e áreas de recuperação, o atrativo Cachoeiras Serra da Bodoquena está bem próximo do Parque Nacional. Conta com diversas atividades de ecoturismo, como descida do rio em caiaque, trilhas a pé, cavernas e passeios de quadriciclo – tudo em meio a uma natureza exuberante.

O local ainda conta com opções de hospedagem na cidade de Bodoquena, a cerca de 70km de Bonito.

Rio do Peixe

Paradisíaco e com uma beleza cênica: é assim que turistas se referem ao Rio do Peixe, que fica entre as cidades de Bodoquena e Bonito. Com águas cristalinas, trilhas bem demarcadas e cachoeiras exuberantes, este é um lugar que você definitivamente precisa incluir no seu roteiro pela região sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Além de toda a beleza natural, o local tem infraestrutura completa, com redário, restaurante, vestiário e guias especializados.

Refúgio Ecológico Caiman

Se você procura por experiências únicas, o Refúgio Ecológico Caiman não pode faltar na sua viagem. Com uma estrutura invejável, o local traz uma verdadeira imersão na realidade da biodiversidade da região da Serra da Bodoquena.

Mais do que proporcionar diversos passeios pelo pantanal sul-matogrossenses – com guias naturalistas especializados em fauna e flora pantaneira –, a Caiman é sede de instituições que atuam na área da conservação, como o Onçafari e o Instituto Arara Azul. A fazenda, que também oferece acomodações com pensão completa, fica no município de Miranda.

Estrela do Formoso

Um verdadeiro tesouro natural, com águas cristalinas e estrutura completa para lazer: assim é o Balneário Estrela do Formoso, que fica a apenas 16km do centro de Bonito. O espaço é banhado por um dos principais rios da região da Serra da Bodoquena, o rio Formoso, e tem amplo espaço para banho com 7 decks e 11 espaços pergolados exclusivos.

Para quem curte atividades com mais ação, o Estrela tem stand-up paddle, caiaque, boias, tirolesa e trampolim – além de um restaurante com excelentes opções de gastronomia regional.

Rio da Prata

Um dos passeios mais clássicos de toda a região de Bonito, o Rio da Prata tem grande parte do terreno protegido por uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O percurso da trilha passa por árvores centenárias, orquídeas e bromélias e é possível avistar diversas espécies de aves e muitos mamíferos como quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto.

Além da fauna e flora, o grande chamariz do passeio é a imensa piscina natural de águas cristalinas. A descida do rio é feita com uma flutuação, com uma suave correnteza que leva visitantes por um passeio em um mundo subaquático. Na volta, um delicioso almoço tipicamente sul-mato-grossense.

Aquário Natural

O nome do lugar não engana: é, realmente, um aquário natural. Com uma beleza impactante que emociona, o Aquário Natural fica dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita – a apenas 7km do centro de Bonito. É um passeio completo, com a fauna e a flora da região da Serra da Bodoquena, águas cristalinas e uma estrutura completa para visitantes.

Todo o espaço é administrado com o mínimo impacto possível ao meio ambiente, com critérios definidos e medidas mitigadoras para todo e qualquer eventual efeito negativo à biodiversidade. O espaço oferece flutuação em águas transparentes e a possibilidade de registrar imaghens subáquaticas únicas.

Escalada Bonito

Para quem procura uma atividade de turismo de aventura com um pouco mais de adrenalina, uma excelente opção é a Escalada Bonito. Com uma equipe experiente, a empresa realiza escaladas na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena para diversos tipos de turistas: desde quem já escala há muito tempo até pessoas que nunca escalaram antes.

Além de escaladas nos paredões e rochas, os passeios incluem banho no rio Salobrinha e, dependendo do passeio, em cachoeiras.

Agora que você já leu as principais dicas para conhecer a região da Serra da Bodoquena, é hora de preparar as malas, comprar as passagens e boa viagem!