Se você já visitou o Abismo Anhumas, percebeu que, por ser uma caverna, ele é um ambiente mais escuro, que desfavorece fotos com equipamentos básicos, como o celular. Por mais que consigamos enxergar super bem a olho nu, as lentes ainda não captam a nossa visão. Assim, aquela sequência de selfies e cliques fica bem diferente das feitas em paisagens a céu aberto sob a luz do sol.

O lado bom disso é que você acaba desapegando da quantidade de fotos e curte mesmo aquela sensação de estar no ventre da mãe natureza.

Mas você sabia que, mesmo assim, o Abismo Anhumas já figurou entre diversos prêmios internacionais de fotografia, como o Natures Best Windland Simith Rice? Fotos dele também estão expostas no museu Smithsonian, pois venceu a categoria Outdoor Adventure (EUA).

É que o papo muda de figura quando falamos de fotógrafos de natureza profissionais. Com seu talento, habilidade no olhar e equipamento de ponta, eles fazem com que as pessoas consigam enxergar através de seus olhos.

E para falar disso, entrevistamos três fotógrafos que são feras no que fazem! São eles: Márcio Cabral (o responsável pela premiação e exposição citadas acima), Marcelo Krause e Alexandre Socci, que contaram um pouco das histórias por trás de algumas das fotografias tiradas no Abismo. Confira abaixo.

Do Brasil para o mundo

A foto acima foi premiada internacionalmente no Epson Panoawards, conquistando o bronze para o talentosíssimo Márcio Cabral. O fotógrafo conta que esse “é um momento difícil de capturar, porque como o raio aparece apenas em alguns meses do ano, na época em dezembro, também havia chuva. E você deve ter sorte para escolher um dia sem nuvens. O raio quando entra na caverna é amplificado pelo vapor da água e se assemelha a um raio laser. É realmente um momento incrível e dá para ver toda a magnitude e dimensões do Abismo e seu lago!”.

“É sempre incrível visitar o Abismo Anhumas. Indiscutivelmente um dos melhores locais de mergulho em água doce no mundo e todos deveriam conhecer. Além do lago, as formações, a entrada e o raio são impressionantes. Os cones subaquáticos são únicos! Já ganhei diversos concursos internacionais com fotos do Abismo e publiquei imagens dele no Bing e em revistas nos EUA, Espanha e Alemanha”, completa.

Dimensão solar

Fotógrafo há 30 anos, Marcelo Krause conta como foi capturar a foto acima no passeio que ele considera “uma aventura a nível internacional, tanto em beleza quanto em estrutura e responsabilidade da operação, segurança. Difícil de encontrar um lugar como esse igual no mundo. São várias coisas juntas, uma paisagem espetacular, mergulho, uma sensação única… Sempre bem operado e explorado com muita responsabilidade”, diz.

Para o clique em especial, ele conta que tinha ido ao Abismo algumas vezes, mas sem ver o raio de luz entrando na caverna. Numa outra oportunidade, chegaram bem cedo. “O raio entra devagar e percorre a caverna, reflete na água, e ao longo do tempo que ele passa, mostra o abismo de maneira muito especial, iluminando tudo. Quando você está lá e vive essa experiência, tem ainda mais noção do quão espetacular é o lugar”.

De dentro ou fora d’água

Basta visitar o portfólio – ou mesmo o perfil no Instagram – de Alexandre Socci para encontrar fotos incríveis! Seu trabalho fascinante contém ensaios com golfinhos, tubarões e campanhas de conscientização. Mas ele conta que incrível também é o Abismo. “Os 70 metros de rapel para se chegar à base flutuante já fazem com que a aventura seja garantida, mas poder mergulhar em suas águas cristalinas e fotografar as formações geológicas milenares é indescritível. Sem dúvidas um dos destinos de aventura mais incríveis do mundo!”.

Sobre o clique acima, ele diz que “queria fazer a foto em ‘meia água’ do feixe de luz penetrando na água da caverna pois esse é um dos momentos mais épicos de se presenciar no Abismo Anhumas. Meu posicionamento dentro d’água em um bom ângulo foi o desafio, mas quando vi o resultado da imagem fiquei extremamente feliz de ter conseguido uma boa foto”.

E que foto, não é mesmo?

E fique ligado! Em breve traremos um post sobre fotos artísticas tiradas no Abismo em preto e branco. Aproveite e acompanhe o nosso Instagram para ver fotos tão fascinantes quanto essas.