Seja você uma grande aventureira, seja uma pessoa mais tranquila, esse texto é a sua cara! Isto porque o Abismo Anhumas é para todos os perfis. Descrito por muitos visitantes como “a melhor experiência da vida”, o mergulho em caverna no Abismo Anhumas é uma daquelas experiências inesquecíveis. Aquele tipo que se conta aos netos (e os leva para conhecer também, por que não?!).
A aventura começa antes mesmo do mergulho…
O mergulho no Abismo Anhumas começa muito antes de colocar os pés na água. Até porque, para acessar o salão da caverna, primeiro você precisa colocar os pés no ar, literalmente! Nossos guardiões vão te ajudar a vestir todo o equipamento necessário para a aventura e se certificar que está tudo conforme o Sistema de Gestão de Segurança (SGS).
A descida até as águas cristalinas do Abismo Anhumas é realizada por um rapel elétrico, pelo qual você desce e sobe os 72 metros de altura sem fazer esforço algum. Com este equipamento, o trajeto leva cerca de cinco minutos. Logo no início da descida já é possível avistar o lago incrível que aguarda por você. É de ficar abismado!
Vamos mergulhar?
Pronto, agora que você chegou na plataforma flutuante, é hora do mergulho! Mas primeiro, vamos aos preparativos…
Antes de entrar na água… É preciso se certificar que a sua roupa de mergulho está perfeitamente colocada. Por isso, oferecemos um espaço reservado, onde os visitantes podem se trocar e vestir a roupa de neoprene por cima das roupas de banho (sungas, biquínis e afins).
Grupos de duas a quatro pessoas recebem dos mergulhadores as orientações sobre a atividade, incluindo as técnicas e respiração, o uso correto da máscara e os sinais gestuais que serão usados durante a atividade.
Já na água, mas antes de submergir: Em seguida, você (e sua dupla, se houver) fica alguns minutos num espaço especial da nossa plataforma flutuante para que possa entrar na água com o cilindro de oxigênio e os demais equipamentos. Nesse momento de preparação, você pode sentir a temperatura e treinar seus primeiros respiros embaixo d ‘água.
Bóra mergulhar: Quando você completar a adaptação, é hora de mergulhar! Prepare-se para começar a maior aventura da sua vida.
Seria outro planeta?
Muitos relatam que embaixo d ‘água parece que você adentrou outro planeta. É possível ver os cones que formam uma verdadeira floresta submersa. Lembre-se de sempre respirar pela boca e se atentar aos sinais da pessoa instrutora do mergulho.
Depois de um tempo na água, parece que seu corpo já faz parte de todo aquele universo aquático e, de repente, o mundo lá fora não importa mais. Aproveite esse momento para curtir a experiência ao máximo!
Importante: O tempo médio da atividade varia de 20 a 30 minutos.
Hora de subir!
Quando for voltar à superfície, lembre-se de liberar a pressão no ouvido para que não sinta nenhum desconforto. Na chegada, certifique-se de pedir ajuda aos mergulhadores caso sinta necessidade ao subir – já que o cilindro de oxigênio pode ser um pouco pesado.
Em seguida, é só ir no espaço reservado e trocar a roupa de mergulho e de banho por uma sequinha, que você trouxe na sua mochila. Aproveite para comer algo, repor as energias, e contemplar a caverna com o tempo que resta antes de subir.
Agora que você já sabe como é a experiência do mergulho em caverna no Abismo Anhumas, é hora de fechar tudo e partir viagem! Bóra se abismar? Faça sua reserva aqui!
Leia também: Descubra por que as águas na Serra da Bodoquena-MS são tão transparentes