Blog Abismo Anhumas

4 lugares com água cristalina para visitar em Bonito (MS)

4 lugares com água cristalina para visitar em Bonito (MS)

28.02.2019.

Bonito por natureza. Assim é literalmente o polo turístico de Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma referência mundial de ecoturismo, turismo de aventura e turismo de natureza. Se você está planejando uma viagem para esse lugar paradisíaco – ou já conhece, mas vai retornar para ir a outros atrativos -, vale a pena saber quais são os quatro lugares com água cristalina mais incríveis para visitar em Bonito.

Lagoa Misteriosa

Muitos tons de azul, é assim que impressiona a Lagoa Misteriosa. A nitidez de sua água é por conta das rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. Uma curiosidade bacana é que a profundidade real da lagoa permanece desconhecida. O mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros em 1998, porém o fundo mesmo ninguém constatou, por isso tamanho mistério.

Rio da Prata

Premiado internacionalmente por muitas vezes, o atrativo começa com uma agradável caminhada pela mata ciliar dos Rios Olho d’Água e Prata. Esta trilha interpretativa é protegida por uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural. O percurso passa por árvores centenárias, orquídeas e bromélias. Depois os turistas chegam à nascente do Rio Olho D’Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, na qual se equipam com máscara e snorkel para treinar a flutuação e explorar os arredores. Isso antes de descer o rio com uma suave correnteza.

Rio Sucuri

Em meio a Serra da Bodoquena, o Rio Sucuri é conhecido pela transparência de suas águas cristalinas que permitem observar uma grande diversidade de fauna e flora aquática. Na fazenda em que fica o rio, além do ecoturismo, realiza-se também Agricultura, Pecuária e Extração de Calcário Calcítico. Para assegurar a preservação deste ambiente de rara beleza e grande importância ecológica, há 7 anos foi estabelecida na área uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), com 642 ha., demonstrando assim o compromisso de empreendimento com os conceitos de ecoturismo e conservação ao meio ambiente.

Abismo Anhumas

E é claro que deveríamos falar do Abismo Anhumas. Somos uma aventura única no mundo, a maior aventura do Brasil.  Olhando de cima não dá para imaginar a imensidão da caverna. São 72 metros (equivalente a um prédio de 26 andares) de descida vertical. Terminado o rapel, o visitante firma os pés num deck flutuante construído sobre um lago de águas cristalinas chegando a 80 metros de profundidade e incríveis 60 metros de visibilidade.

Dezenas de cones de calcário preenchem o lago e seu entorno. As formações atingem até 20 metros de altura, as quais você pode observar mais de perto durante a flutuação em meio a esse “vale de cones” formados há milhares de anos. Dizem que a sensação é como voar num ambiente surreal, onírico. A gente concorda!

Author:

Arquivos