A natureza

Rapel em área externa do Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas está localizado em uma região privilegiada, repleta de belezas naturais: reconhecida como a capital do ecoturismo brasileiro, a cidade de Bonito-MS é um dos principais pólos do turismo de natureza na América Latina.

É uma caverna, que conta com um lago de águas cristalinas com dezenas de cones de calcário. Estas formações atingem até 20m de altura. Para observá-los mais de perto, basta cair na água (com temperatura média de 18°C) e flutuar em meio a esse vale de cones – formados há milhares de anos.

Tudo isso fazem do Abismo Anhumas um atrativo natural surreal: é impressionante.

Descoberto sem querer em 1970 após um incêndio na mata local, o Abismo Anhumas foi aberto à visitação em 1999.

O lago cristalino do Abismo tem um volume de água aproximado de 24.000 m³ e de profundidade oscila, chegando até aproximadamente 80m. O nível do lago oscila de acordo com as temporadas de chuva e seca na região. A transparência da água possui uma visibilidade de até 60m, sendo possível avistar  a floresta de cones com mais de 20 cones submersos de formação calcária, onde a natureza mais uma vez nos presenteia com seu poder e perfeição.

Ao visitar este incrível cenário você aprende na prática, observando diversos espeleotemas, formações rochosas de calcário, todas com sua beleza especial. Dentre as mais conhecidas podemos citar as estalactites e estalagmites.

As estalactites se originam do teto de uma gruta ou caverna, “crescendo” para baixo, em direção ao chão. Elas se formam a partir da deposição (ou precipitação) lenta e contínua de carbonato de cálcio. Ele é arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre evaporação ainda no próprio estalactite.

As estalagmites, por sua vez, “crescem” a partir do chão e vão em direção ao teto. Também são formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja, mas de uma superfície superior.

Essa maravilha da natureza é anualmente avaliada e vistoriada por uma equipe de profissionais especializados, que inclui engenheiros ambientais, por exemplo. Assim também garantindo a segurança dos turistas que visitam o atrativo.

Galeria de imagens