Blog Abismo Anhumas

Viagem para Bonito: 5 itens essenciais para levar na mala

Viagem para Bonito: 5 itens essenciais para levar na mala

31.08.2018.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Além de ser muito bonito – como o próprio nome já diz – é premiado e reconhecido internacionalmente como um destino que preza pela valorização da natureza, referência em Ecoturismo e Turismo Responsável.  

Em uma pesquisa recente divulgada pelo Datafolha, 9% dos leitores paulistanos indicaram Bonito como o principal Destino de Natureza do país. Mas afinal, o que levar na mala quando for visitar esse polo turístico? 

A seguir, damos algumas dicas do que carregar e como usar esses itens da melhor forma possível.  

 

1 – Câmera subaquática 

Quase todos os principais atrativos do polo turístico de Bonito envolvem água.  As grandes atrações são as flutuações nas águas cristalinas, como as do rio Sucuri e do Rio da Prata. Nestes casos, os visitantes flutuam na companhia de peixes do Pantanal. Na gruta do Lago Azul, uma escadaria rústica com quase 300 degraus leva a um poço cristalino, cheio de tons e com 90 m de profundidade. 

O Parque das Cachoeiras tem seis delas, com águas transparentes e até uma tirolesa. A cachoeira da Boca da Onça, em Bodoquena, é a mais alta do Estado de Mato Grosso do Sul, com 157 m de queda. O acesso é por meio de uma trilha simples de quatro quilômetros. 

Por isso, se você quer tirar fotos incríveis para guardar em seus registros e/ou compartilhar nas mídias sociais, vale levar seu equipamento subaquático ou investir em um. Caso não tenha uma GoPro ou uma câmera profissional, há modelos disponíveis no mercado com preços mais acessíveis. Vale a pesquisa! 

No Abismo Anhumas a visibilidade é um pouco mais comprometida por se tratar de uma caverna, por isso um equipamento com luz especifica para esse ambiente se faz necessário. Dica: quando for fechar o pacote com a agência de sua escolha, pergunte a respeito das fotos profissionais, especialmente para o mergulho. 

 

2 – Kit para banho 

Ainda considerando essa característica local. A temperatura das águas varia de acordo com o atrativo, o local, disposição do sol, movimentação das águas. Na dúvida, leve coragem, pois ainda nas águas frias, um mergulho é renovador!  

Nos locais onde há flutuação em águas mais frias, como é o mesmo do Abismo Anhumas, as empresas disponibilizam o aluguel das roupas de neoprene normalmente inclusas no valor da compra. Por isso, você nem precisa se preocupar em leva-las, mesmo que as tenha. 

O importante mesmo é levar sunga, para os homens, e biquíni ou maiô, para as mulheres. Pois eles são usados por baixo desses equipamentos. Sugerimos levar mais de uma peça para que você não tenha que esperar secar, pensando em usar no dia seguinte. 

 

3 – Bota para trilhas e capa de chuva 

Alguns atrativos incluem trilhas. Elas quase sempre são bem estruturadas, mas usar botas e/ou tênis especiais para esse tipo de turismo, de natureza, fazem parte da sua segurança. Por isso, indicamos que leve um par delas para se aventurar. Assim como capa de chuva. Pode ser que você nem chegue a usá-las, depende da época do ano.  

É até interessante que você busque saber como estará o tempo na época em que for visitar Bonito. Mas às vezes a chuva pode pegar de surpresa, e antes estar preparado a pegar um resfriado no meio da viagem, certo? 

 

4 – Roupas de meia estação 

No geral, a temperatura em Bonito está sempre entre o quente e o agradável. No verão, passa dos 30ºC. No inverno, pode ficar abaixo de 20ºC. Mas mesmo nas épocas mais quentes do ano, pode ser que à noite faça um vento frio. Por isso, uma peça de meia estação, como calça e cardigã ou casaco são bem-vindos.  

Para o inverno, duas blusas são suficientes. Mas como dissemos no tópico anterior, procure se informar sobre a previsão do tempo! 

 

5 – Protetor solar, chapéu e repelente 

Cuidar da saúde é importante, e isso inclui usar protetor solar. Acontece que em alguns atrativos esse produto é proibido. Isso porque a química contida nele polui os rios e águas dos lençóis freáticos. No Abismo Anhumas é assim. O mesmo vale para o repelente. Mas fique tranquilo, pois nesses locais, dificilmente você será atacado por insetos ou sofrerá queimaduras solares. Cada empresa irá orientá-lo da melhor forma. 

Indicamos o protetor, assim como o chapéu, para quando você for tomar banho de sol mesmo. Ficar exposto, sem necessariamente entrar nas águas. E daí, se cuidar é essencial.  

 

Se houvesse um sexto tópico, diríamos também para levar uma caneta e caderno de anotações para os momentos de inspiração – que, olha, podem ser muitos. E escrever ou desenhar como forma de expressão podem ser relíquias incríveis para olhar depois. No mais, claro, um sorriso no rosto e o coração aberto para viver essas experiências que só Bonito proporciona. 

[Aproveite para reler a lista que fizemos especificamente sobre o que levar para praticar o Abismo Anhumas!] 

Esperamos que tenha gostado e até o próximo texto! 

Author: