Blog Abismo Anhumas

Expedição Pantanal 2019: como foi fazer parte desta iniciativa pelo Mato Grosso do Sul

Expedição Pantanal 2019: como foi fazer parte desta iniciativa pelo Mato Grosso do Sul

25.11.2019.

Durante o mês de outubro tivemos uma experiência muito bacana aqui no Abismo Anhumas: fomos presenteados com a visita da Expedição Pantanal 2019, uma iniciativa da SOS Pantanal que teve como principal objetivo valorizar projetos de conservação na região do Mato Grosso do Sul.

A visita ao Abismo fez parte da estratégia de conhecer e dar visibilidade a atrativos de ecoturismo. Afinal, o turismo de natureza é uma atividade fundamental para a conservação da biodiversidade – não só do nosso país, como do mundo todo.

A Expedição Pantanal, em parceria com a ABETA, Fundação Toyota, MTK Brasil e Unidas, incluiu no roteiro alguns pontos de ecoturismo de destaque, especialmente na região de Bonito-MS. Por este motivo, recebemos a visita dos membros da jornada no final do mês, como parte deste mapeamento de atividades na natureza no nosso estado.

“Estar em um lugar como este, ajudando a estimular o ecoturismo e preservando uma beleza natural como essa é indescritível. O Abismo Anhumas une tudo o que eu acredito como pessoa e como profissional, é a junção do preservar com o desenvolvimento através do ecoturismo”, comentou Gustavo Figueirôa, biólogo da Expedição Pantanal e sócio da GreenBond.

“Foi uma experiência única, nunca tinha mergulhado em uma caverna como essa. Não dá pra comparar com nenhum outro mergulho que fiz na vida, é uma experiência que eu gostaria que todo mundo tivesse uma vez na vida”, complementou.

 

Como recebemos a Expedição Pantanal

Recebemos a equipe de 12 pessoas da Expedição Pantanal primeiro em nossa sede, para realizar o treinamento dois dias antes da descida na caverna. No dia do passeio choveu muito em Bonito. Mesmo assim, o passeio aconteceu normalmente – afinal, nosso atrativo turístico conta com estrutura para que os visitantes façam o rapel sem tomar chuva.

Junto da equipe estavam também membros da BTS Nature, uma organização composta por profissionais como fotógrafos e cinegrafistas que tem como meta principal a conservação do meio ambiente. Entre eles, estava o vídeo-maker sul-africano Naude Heunis, que também mergulhou nas nossas águas.

“É uma experiência incrível. Começa pela descida do rapel, com um visual impressionante de todas as estalagmites. Depois, a gente mergulha em uma água absolutamente cristalina dentro de uma caverna. Experiência inesquecível. Como defensor da natureza e da conservação, fazer parte disso é especial”, explicou Naude.

Foi uma experiência muito marcante, além de inspiradora, para o Abismo Anhumas receber um grupo de profissionais tão comprometidos e trabalhando em prol da conservação da natureza. É algo em que acreditamos e estamos sempre dispostos a contribuir da melhor maneira possível.

Vida longa a iniciativas como esta!

Author:

Arquivos