Blog Abismo Anhumas

Educação e sustentabilidade: Abismo Sustentável oferece vagas de monitor júnior para estudantes de Bonito

31.05.2019.
Foto: Ariani Cruz Paulin

Imagine unir estudantes ao turismo, promovendo conhecimento, experiências e sensações que só a natureza proporciona. Incrível, né? Foi por isso que o Abismo Anhumas criou desenvolveu o projeto “Abismo Sustentável”. A proposta é unir a educação ambiental e a interação social para a sustentabilidade da caverna.

O lançamento do projeto aconteceu na noite do último dia 30, na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, que será a beneficiada por conta do curso Médio Técnico em Hospedagem. O sócio-proprietário do atrativo, Marcos Dias Soares, participou do evento e parabenizou os alunos do 2º ano pelo empenho no curso, ressaltando que os estudantes são muito importantes no desenvolvimento do ecoturismo em Bonito.

“Um lugar só é reconhecido como belo quando é percebido e compreendido como tal. Os jovens bonitenses ajudam o Abismo Anhumas a permanecer sempre impressionante”, diz o slogan da campanha, com coordenação da turismóloga Clara Antunes Cardoso, em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB).

Como vai funcionar

Monitores do Abismo Anhumas vão até a escola para apresentar uma aula sobre educação ambiental. Na ocasião, convidam os alunos a cuidar da natureza na prática. E como? Após esse primeiro contato são marcadas duas atividades: um mutirão de limpeza nas margens do Rio Anhumas e uma visita técnica à caverna Abismo Anhumas, realizando rapel, flutuação e passeio de bote.

Por fim, serão anunciadas e oferecidas as duas vagas como monitor júnior. Os escolhidos vão ajudar com o atendimento aos turistas e técnicas básicas de rapel durante três meses em nosso centro de treinamento, na cidade de Bonito.

Esses dois alunos estarão sempre acompanhados por monitores experientes, irão cumprir quatro horas semanais trabalhadas e receber uma bolsa-auxílio. O ciclo vai ser renovado a cada semestre para que outros educandos tenham a mesma oportunidade.

Critérios para a seleção

As duas vagas como monitor júnior são preenchidas com base nos critérios de:

– Melhores notas;

– Indicação do Professor Luís Thiago Cardoso Borges.

O público-alvo é a turma do curso Médio Técnico em Hospedagem da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, composta por 20 alunos. Esses dois alunos estarão sempre acompanhados por monitores experientes. Mensalmente também é preenchido um relatório de avaliação sobre o desenvolvimento do aluno.

Em breve, ao longo das ações, iremos compartilhar novidades sobre o projeto aqui no blog do Abismo. Acompanhe!

Author: