Blog Abismo Anhumas

Educação ambiental: qual é a sua importância e o que fazemos por Bonito

Educação ambiental: qual é a sua importância e o que fazemos por Bonito

18.02.2020.

Você sabe o que é educação ambiental e sua importância pro mundo? Basicamente, a educação ambiental tem o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano. É uma oportunidade de gerar conhecimento para despertar em cada um o senso de proteção à natureza.

Bonito é um dos pólos de ecoturismo referência no Brasil e no mundo, tendo sido premiado diversas vezes, especialmente pela diversidade de atrativos com suas águas cristalinas. Por isso, a importância de falar sobre as iniciativas socioambientais que existem na região e que contribuem para que o equilíbrio e para que esse reconhecimento aconteça.

 

Quem pode aprender

Muito do que é feito por aqui, falando em educação ambiental, parte do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) – o qual inclusive temos um projeto de monitor júnior pro Abismo Anhumas e já falamos por aqui.

Esse grupo de associados tem como objetivo promover e difundir a defesa, preservação e conservação dos rios da região da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, respeitando e fazendo respeitar o ecossistema e a biodiversidade.

E quando pensamos em educação, logo associamos a fase escolar, não é mesmo? É claro que a família e a escola devem ser os iniciadores dessa consciência de preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza com a família, e na escola, reforçar essa atitude e entender suas razões. Mas e os adultos?

Considerando o desenvolvimento sustentável, educação ambiental pode e deve ser aprendida e praticada em todas as idades.

 

De Bonito pro mundo

Como reconhecimento de anos e parceria entre Abismo Anhumas e IASB, o nosso sócio-proprietário, Marcos Dias Soares, recebeu o título inédito de Embaixador. Ele já foi da diretoria do Instituto e também vice-presidente, além de ter um papel importante para a divulgação das iniciativas regionais. O anúncio foi feito na tarde da última segunda-feira, 17, e dizia:

“Considerando o destaque de alguns associados à frente do IASB, na tarde de ontem, a instituição concedeu o título inédito de Embaixador ao Marcos Dias Soares e à Tânia Van der Sand em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, contribuindo para o adensamento das relações institucionais entre os setores ambiental, turístico e rural, bem como fortalecimento das ações desenvolvidas na região da Serra da Bodoquena”.

O Embaixador é encarregado de falar em nome do IASB nas esferas municipal, estadual e nacional. Assim, destaca as ações desenvolvidas e busca apoio para sua continuidade, com vistas para melhorias significativas ao município de Bonito.

Para Marcos (à esquerda na foto), “o IASB é uma importante ferramenta para a capital do ecoturismo no país, especialmente com o que faz pela educação ambiental. Há mais de 10 anos, sempre que participo de palestras como foram WTM Londres, ATWS Alaska, ABETA Summit na Serra do Cipó – ou seja, Brasil e mundo afora -, sempre falo do IASB e suas ações aqui em Bonito. Fico muito honrado com essa nomeação”.

Ainda na mesma cerimônia, Bruno Leite Miranda foi escolhido para presidente do IASB e Genilson Peres Sanches, de vice-presidente, bem como outros cargos foram definidos.

 

Vamos seguindo juntos em prol do desenvolvimento sustentável!

 

Foto principal: Ataliba Coelho 

Author:

Arquivos