Blog Abismo Anhumas

O que tem sido feito para fortalecer o ecoturismo no Brasil?

O que tem sido feito para fortalecer o ecoturismo no Brasil?

15.08.2019.

A gente já falou aqui no blog do Abismo Anhumas sobre a importância do Associativismo, especialmente em Bonito. Nada mais democrático que uma associação. Além disso, como a união faz a força, para a tomada de grandes decisões e reuniões com o Poder Público, por exemplo, o peso de um grupo é muito maior do que de um representante isolado. O mesmo vale para as empresas brasileiras de ecoturismo e turismo de aventura.

Assim, em prol do setor, algumas delas se reúnem anualmente para o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA Summit). O evento que acontece desde 2003 é o principal da cadeia produtiva do turismo de natureza no país. Considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, reúne de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais.

Vantagens para o país

Para o turista é bom saber quais são essas empresas preocupadas em entregar o melhor para ele, fazer o que é mais seguro, certificado, e se atualizar com cases e exemplos de sucesso nacional e internacional. Para todos, essa troca é muito rica e benéfica para os empreendimentos. A capacitação dos gestores deve ser constante.

Assim, o Abismo Anhumas marca presença nesse encontro que começou ontem, 14 de agosto, e vai até o dia 18. Inclusive o sócio-proprietário do Abismo, Marcos Dias Soares, é o Diretor de Relações Institucionais da Associação. “Estar aqui é ótimo para reencontrar pessoas e, especialmente neste ano, relembrar. Relembrar que esse caminho de 15 anos foi longo, mas é agradável”, comenta ele, que acompanha a associação desde o início, inclusive ao longo da implementação do programa Aventura Segura.

Com uma grande variedade de palestras, oficinas de capacitação, visitas técnicas e encontros de negócios, o Abeta Summit busca produzir conhecimento para melhorar a capacidade de gestão e inovação de micros e pequenos negócios, ampliar a rede de relacionamentos do segmento e promover novas oportunidades de negócios para empresas e destinos turísticos.

Sobre a ABETA

Mais de uma centena de empresas associadas, presentes em 22 Estados e no Distrito Federal, formam a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). É uma associação civil que atua para transformar o potencial turístico do Brasil em vetor de desenvolvimento econômico e social. Ela promove o associativismo, a capacitação profissional, e o uso inteligente e sustentável do ambiente natural e cultural do país para a prática do turismo seguro e responsável.

Author:

Arquivos