Blog Abismo Anhumas

Como descobriram a maior aventura natural do Brasil

Como descobriram a maior aventura natural do Brasil

28.11.2017.

Era uma vez uma fazenda localizada em Bonito-MS, a Fazenda Anhumas. Um lugar gigante, em meio a tanta natureza, bichos diversos, plantas, quedas d’água e cachoeiras. Na década de 70 tudo isso já existia e já deixava boquiabertas as pessoas que por ali passavam, principalmente os donos da fazenda. Mas havia “uma coisinha” que ninguém sabia, só se ouvia falar à boca pequena: uma lagoa subterrânea.

A história do Abismo Anhumas é repleta de mistério, mas muito deve-se a uma pessoa: Juca Ygarapé. Verdadeiro desbravador da região até hoje, Juca – hoje instrutor de mergulho e produtor de vídeo – chegou ainda criança a Bonito.

O pai era pescador, vindo de Itajaí-SC, e começou a trabalhar com agricultura. Foi sua família, inclusive, a primeira a implementar a lavoura mecanizada para plantar feijão, na gruta do Lago Azul. Esse contexto é importante para chegarmos ao descobrimento do Abismo Anhumas.

Nessa época houve um incêndio de grandes proporções que afetou bastante o terreno da Fazenda Anhumas, deixando-o seco e ralo. Ao ouvir, daqui e dali comentários sobre um buraco fundo na terra, Juca e seu pai foram passear em busca disso. Foi quando se depararam com o tal buraco e perceberam que era, aparentemente fundo. Mal sabiam eles quão fundo era aquilo…

Acontece que ninguém ali estava preparado para checar o tamanho da fenda, que originou o nome Abismo Anhumas. Não se conhecia as técnicas de rapel que hoje fazem do lugar a maior aventura do Brasil e um dos melhores destinos de ecoturismo no mundo.

Foi apenas em 1984 que Juca conseguiu, de fato, conhecer o abismo. Falou aqui, conversou ali, e trouxe uma equipe de São Paulo que possuía os equipamentos de rapel e escalada, as cordas apropriadas, etc. Foi só neste momento que “inauguraram” o Abismo Anhumas, que, à época, nem tinha conhecimento do poder turístico da tal fenda.

Era uma imensidão, uma galeria deslumbrante. Mais de 70 metros de altura entre a fenda e a lagoa com águas cristalinas, espeleotemas, formações de calcário. Foi a partir dessa descida que foi descoberta aquela beleza subterrânea, uma coisa linda, que parecia de outro mundo!

Em 1999, a abertura para o turismo – o Abismo como você conhece

São quase 20 anos de história oficial, com o Abismo Anhumas aberto para os turistas. E são mais tantos outros de tantas outras histórias, que apenas quem estava ali consegue reproduzir. Um dos interlocutores e participante ativo de tantas histórias, hoje, Juca Ygarapé comanda a Bonito Scuba, responsável pela parte do mergulho dentro do Abismo Anhumas.

Após a descida de rapel, única forma de entrar e sair do abismo, é com ele que você embarca e flutua numa outra experiência: no mergulho ao desconhecido em águas límpidas e cristalinas, com aproximadamente 80 metros de profundidade.

 

Que tal fazer parte e contar a sua história dentro do Abismo Anhumas?! Não deixe de experimentar essa vivência. Afinal, que histórias você quer deixar para contar no futuro?

Author: