Blog Abismo Anhumas

Por que Bonito é um dos destinos mais incríveis do mundo?

Por que Bonito é um dos destinos mais incríveis do mundo?

30.01.2019.

Estar entre os destinos mais sustentáveis do mundo e ser referência em Turismo Responsável exige uma série de critérios. Mas não só. É uma prática constante e, inclusive, inovadora. E é por isso que sempre devemos celebrar a conquista de uma premiação internacional como a que foi anunciada recentemente, no último dia 15. O Grupo Rio da Prata, representando o polo turismo de Bonito e Serra da Bodoquena, é um dos finalistas do Tourism for Tomorrow Awards na categoria Destinations Stewardship Award.

Fazem parte do Grupo o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa, localizados no polo turístico de Bonito e Serra da Bodoquena. A categoria é voltada para empreendimentos que ajudem o destino a prosperar como um todo, e apresentam uma identidade única para o benefício de seus moradores e turistas.

Isso faz com que Bonito, como um todo, seja um dos destinos mais incríveis do mundo.

Fortalecendo a visibilidade internacional

Este prêmio vai além de simplesmente gerenciar um destino e parece celebrar as organizações que rejuvenesceram um lugar, mantiveram e desenvolveram sua autenticidade, reuniram as partes interessadas e criaram algo novo e atraente. Representado pelo Rio da Prata, o Brasil concorre com Masungi Georeserve, nas Filipinas, e St. Kitts Sustainable Destination Council, na Ilha de São Cristóvão, no Mar do Caribe.

Para Marcos Dias Soares, sócio-diretor do Abismo Anhumas, a importância de um prêmio como esse para o destino é “de visibilidade internacional. Uma ótima oportunidade para fortalecer e divulgar o destino dentro e fora do país, além de gerar uma interação com os principais líderes de viagens e turismo do mundo. A nossa parceira com o Eduardo Coelho, proprietário do Grupo Rio da Prata, é de longa data e poder prestigiá-lo entre os finalistas não poderia ser mais gratificante”.

Critérios para os finalistas

Este prêmio tem como objetivo celebrar a excelência na administração de destinos. Alguns dos critérios analisados pelo painel de juízes formado por especialistas internacionalmente aclamados em turismo sustentável são:

• Práticas excepcionais de gestão de destinos envolvendo as principais partes interessadas, incluindo comunidades locais;

• Compromisso governamental de alto nível e investimento significativo na gestão de destinos;

• Políticas para gestão de destinos em toda a organização;

• Criação de um local atraente e um destino atraente para turistas e residentes sistemas de governança e liderança comprovada;

• Criação de benefícios econômicos, ambientais, sociais e culturais em suas práticas;

 • Abordagem inovadora;

• Engajamento dos turistas com as pessoas e os lugares que visitam para criar uma excelente experiência;

• Demonstração de liderança por meio do engajamento ativo com a mídia e uma ampla comunidade de turismo de natureza para promover e incentivar as melhores práticas de turismo sustentável;

• Envolvimento com a comunidade e gestão sustentável na organização e no destino.

Dobradinha brasileira

Além do Rio da Prata, o Brasil figura em representado também pela Reserva do Ibitipoca, em Minas Gerais. O destino é finalista na categoria Investing in People Award, que destaca os incentivos e parcerias com comunidades locais. 

Os vencedores serão relevados na cerimônia 19ª cerimônia de premiação WTTC em Sevilha, Espanha, dias 3 e 4 de abril de 2019. Confira aqui o vídeo oficial do anúncio. Desejamos parabéns aos finalistas, sucesso e estamos torcendo pelo Brasil!

Foto: Márcio Cabral

Author: