Blog Abismo Anhumas

Bonito em vários sentidos: como o associativismo colabora com o turismo nessa cidade?

Bonito em vários sentidos: como o associativismo colabora com o turismo nessa cidade?

24.05.2018.

O polo turístico de Bonito é, no Mato Grosso do Sul, referência mundial em Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Responsável e Sustentável. E isso graças a uma soma de fatores, além da beleza natural e natureza exuberante da região. Entre essas razões, está o associativismo, a união dos empresários e comerciantes locais em prol de melhorias para o turismo e soluções para os problemas da região. 

O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), por exemplo, serve de modelo para a implantação de Conselhos em diversos outros destinos turísticos no Brasil. Tem por objetivo praticar a Política Municipal de Turismo, junto a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, como órgão consultivo e de assessoramento. Foi criado em 1995 através da Lei Nº695/95, composto por 13 associações, além do Poder Público. 

 

O que muda para você, turista? 

Se você já foi a Bonito/MS ou pelo menos planejou e orçou uma viagem para o destino, percebeu que tudo funciona alinhado e da mesma maneira. Você fecha um pacote por meio de uma agência, tem os preços tabelados, faz pequenas mudanças ou escolhas aqui ou ali, que alteram minimamente o seu pacote.  

Mas durante os passeios, ou até mesmo no transporte, você encontra pessoas que estão hospedadas em outros lugares, ou que vieram por outras agências, mas que não têm diferença em nada pelo o que você optou. Isso acontece por conta do diálogo entre essas empresas e atrativos, desde a tabela de preços à contratação efetiva. 

Como explica o Presidente da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (ATRATUR) e sócio-diretor do Abismo Anhumas Marcos Dias Soares: “esse formato exemplar de Bonito/MS fez com o que o destino não gerasse uma concorrência corrosiva ou predatória”. Desta maneira, o destino funciona em harmonia. 

E como a união faz a força, em Conselhos decisivos, reuniões com o Governo, por exemplo, para a tomada de grandes decisões, o peso das Associações é muito maior do que de um representante isolado. “O associativismo é a sociedade civil organizada. Nada mais democrático que uma associação”, completa Marcos.  

 

Além do que se vê 

Por trás dos dias maravilhosos que os turistas passam em Bonito, estão atuando, além do COMTUR, pelo menos outras oito associações: 

 

 Associação Bonitense de Agências de Ecoturismo (ABAETUR); 

Associação Bonitense de Hotelaria (ABH); 

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL); 

Associação Comercial e Empresarial de Bonito/MS (ACEB); 

Associação de Guias de Turismo de Bonito/MS (AGTB); 

Associação Bonitense das Empresas de Transportes Turísticos e Locadora (ABETTUL); 

Associação dos Proprietários de Atrativos Turísticos e Região (ATRATUR); 

Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB). 

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, também tem papel atuante na região. E o Abismo Anhumas também é integrante da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) que tem atuação nacional e internacional nesse gênero turístico.  

 Bastante coisa, não é?  

 É como uma grande máquina, cada uma delas serve como engrenagem para que o todo funcione da melhor maneira possível. Por isso, fica o nosso convite para você saber um pouco mais sobre cada uma delas e observar suas atuações quando vier ou voltar a Bonito. (Aproveite para relembrar alguns lugares que indicamos aqui no blog pra você conhecer).  

 Estamos de portas abertas!  

Author: