Blog Abismo Anhumas

“A” de quê? Acessibilidade e aventura no Abismo Anhumas

“A” de quê? Acessibilidade e aventura no Abismo Anhumas

10.10.2017.

A liberdade de ir e vir é um direito de todos. Ser privado de algo que você queira fazer, especialmente quando falamos em locomoção e acessibilidade, é muito desagradável, não é mesmo? É por isso que a acessibilidade consiste em eliminar barreiras, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.

Além do espaço físico, tornar algo acessível inclui também os materiais produzidos, como áudios e vídeos, adaptando todos os meios que a tecnologia permite.

O turismo de aventura também se atualizou a esse cenário, proporcionando ao maior número de pessoas a possibilidade de aventurar-se sem limites. Especialmente no Abismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma série de fatores garante que todos possam participar das atividades de rapel e flutuação que o atrativo proporciona. Listamos abaixo alguns deles. Confira:

  1. Segurança certificada

Escolhemos começar com esse tópico pois segurança é primordial. E no Abismo Anhumas ela é certificada pelo Sistema de Gestão da Segurança, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a chancela do Inmetro, e previsto na Lei Geral do Turismo e em seu Decreto de Regulamentação.

A escolha dos equipamentos utilizados também faz toda a diferença. Por isso, aqui eles seguem especificações internacionais de segurança (UIAA e CE) e são obrigatoriamente inspecionados antes e depois de cada operação com os visitantes com ou sem mobilidade reduzida ou deficiência. Qualquer sinal de desgaste ou irregularidade é motivo para o equipamento ser substituído. Também fique atento: é proibida a utilização de equipamentos próprios ou de terceiros.

  1. Treinamento com monitores capacitados 

Segurança também exige preparo. E, por isso, todos os visitantes recebem um treinamento preparatório no dia anterior a descida por rapel. Esse procedimento acontece em uma plataforma de 10 metros de altura. Os monitores também são capacitados para atender crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Eles acompanham todo o processo da aventura, garantindo tranquilidade em todo o percurso e o suporte necessário.

Eles passam todas as orientações e ensinam na prática como ter uma descida completamente segura. Esse treinamento serve para identificar pessoas que possam ter a sua segurança e do grupo comprometidas por fatores como doenças cardíacas, diabetes, problemas nervosos ou psíquicos, e obesidade e, por isso, são impossibilitas de fazer a descida.

Nenhuma pessoa está livre dessas orientações.

A principal mensagem é: aventure-se! No Abismo Anhumas você, seja quem for, é muito bem-vindo e tem o suporte necessário para curtir a maior aventura do Brasil, com 72 metros de rapel, flutuação e mergulho (neste caso limitado a profissionais).

Que tal embarcar nessa com a gente?

Author: