logo_abismo anhumas_250

Prepare-se para fortes emoções.

O Abismo Anhumas é uma caverna localizada a 23 km de Bonito-MS, um dos maiores pólos de ecoturismo da América do Sul. Olhando de cima não dá para imaginar a imensidão da caverna submersa, descoberta em 1970 por um peão após um incêndio na mata local, aberta à visitação em 1999, após início das pesquisas de mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal.

A pequena fenda no chão é apenas o início do rapel, técnica de descida em cordas. Até a base da caverna são 72 metros (equivalente a um prédio de 30 andares) de descida vertical, num passeio que dura cerca de cinco minutos, tente aproveitar ao máximo a vista.

Terminado o rapel, o visitante firma os pés num deck flutuante construído sobre um lago de águas cristalinas passando dos 80 metros de profundidade com largura de uma campo de futebol.

Dezenas de cones de calcário preenchem o lago e seu entorno, com formações que atingem 20 metros de altura. Para observá-los mais de perto basta cair na água (com temperatura média de 18º C) e flutuar em meio a esse “vale de cones” formados há milhares de anos. Para muitos, a sensação é a mesma que voar num ambiente surreal, onírico.

Aos mergulhadores certificados, o Abismo Anhumas reserva o direito de ir ainda mais fundo: 18 metros para ser mais preciso. O mergulho autônomo revela novas imagens, luminosidade e toda a amplidão de uma das cavernas mais sensacionais do nosso planeta.

Abismo Anhumas, quem foi quer voltar. Quem não conhece, agora já sabe o que está perdendo.

Impressionante

Quando chega-se ao fundo dos 72 m, uma vez no deck, com as pernas ainda trêmulas e o coração retornando aos poucos a seu ritmo normal, observa-se a grandiosidade do centro da terra esculpido por milhões de anos, gota a gota d’água, formando as mais lindas estalactites e estalagmites, com formas variadas onde a imaginação de cada um visualiza seres e objetos diferentes.

O lago com um volume de água aproximado de 24.000 m3 e de profundidade aproximada de 80 m, tem uma transparência que nos mostra mais de 20 cones submersos de formação calcária, onde a natureza mais uma vez nos presenteia com seu poder e perfeição. O primeiro passo lá embaixo, é colocar a roupa de neoprene que deve ser locada um dia antes em agência de turismo, e flutuar sobre o imenso lago, onde você ao mesmo tempo que admira a natureza, sente uma paz tão grande que lhe possibilita momentos de introspecção.

Embarque nessa aventura

O RAPEL

A aventura começa na cidade, às 18:00 hs do dia anterior, onde é feito o treinamento de rapel em uma torre de 8 metros – muito importante para a segurança do passeio; é nesta hora que a habilidade dos monitores fica mais aguçada, pois com muita percepção analisam quem pode ou não descer o Abismo: cardíacos, diabéticos e portadores de problemas nervosos ou psíquicos, assim como, pessoas muito obesas, são informadas da impossibilidade de fazer a descida.

O QUE LEVAR?

Quem resolver encarar a descida do Abismo deve se preparar. Como qualquer outro passeio que envolva desgaste físico, é muito importante manter-se hidratado e alimentado. É recomendando beber água antes, durante e depois do passeio. Antes de sair do hotel, tome um bom café da manhã. Leve consigo um lanche leve com alguma fruta, uma barrinha de cereal, um sanduíche e por que não, um chocolatinho. Você irá gastar muita energia para descer e principalmente para subir os 72 metros do Abismo. Lembre-se: é a mesma altura de um prédio de 30 andares!

Vista-se com algo confortável e comprido. Lá dentro faz frio. O recomendado é usar uma calça maleável, camiseta e um agasalho. Aqueles tecidos que permitem a transpiração são ótimos para isso. Nos pés você deve usar botas ou tênis fechados com meias longas.

Aos caçadores de imagens é bom avisar que a caverna é muito grande e escura. Fotografar lá dentro é permitido e até recomendado, para o uso de tripé é necessária a autorização prévia da organização.

Consulte-nos com antecedência.

A EXPEDIÇÃO

A expedição ao Abismo Anhumas tem uma seqüência de pontos fundamentais para que você possa curtir o passeio numa boa, sem correr riscos. Para isso, o visitante deve prestar muita atenção às seguintes indicações:

• Na véspera da expedição, a equipe do Abismo Anhumas realiza um treinamento específico em nossa central de reservas, que fica no centro de Bonito. Assim todos podem conhecer as técnicas de descida e ascensão e os procedimentos de segurança que envolvem esta aventura.
• O passeio exige grupos pequenos, com horários de saída determinados. Isso proporciona maior conforto e segurança a todos. Tanto os grupos como os horários são decididos na véspera da saída, durante o treinamento realizado na central de reservas, que fica na cidade de Bonito.

• O limite máximo de visitantes por dia é de 16 pessoas;

• Após a descida, o turista chegará a um deck flutuante onde monitores estarão esperando para dar todo o apoio necessário. Há um bote inflável que é usado para fazer uma volta ao redor do lago, em que diversas informações são passadas pelo monitor que conduz a embarcação. A flutuação com máscara e snorkel é guiada por outro monitor e oferece uma experiência única para conhecer a caverna pelo lado de dentro da água;

• O mergulho autônomo (com cilindro de ar comprimido) é permitido somente para mergulhadores certificados, em um número máximo de quatro mergulhos por dia. Qualquer pessoa que tenha o Curso Básico (Open Water Diver) está habilitada a fazê-lo, basta apresentar a “carteirinha” no treinamento. Junto com o mergulhador há sempre um dive-master, guia certificado para realizar o apoio subaquático.

• O mergulho deve ser agendado à parte do rapel. Atenção: pode existir vaga para o rapel com a flutuação e não haver mais vaga para o mergulho autônomo. Portanto vale a pena reservar com antecedência.

• Os equipamentos para mergulho autônomo ou flutuação podem ser alugados em operadoras de mergulho da cidade.

• O passeio não oferece transporte nem alimentação.

• O passeio não oferece seguro para acidentes pessoais.

PRÉ-REQUISITOS

Não há necessidade de ser um super atleta para conhecer o Abismo Anhumas. Na verdade a força física não é um pré-requisito, mas a técnica é o mais importante. Por isso todos os participantes passam por um treinamento especializado. Em média 90% dos visitantes nunca fizeram nenhum tipo de esporte radical, rapel ou atividade de técnicas verticais. Devido a isso, existe uma avaliação para averiguar alguma impossibilidade do passeio.

O excesso de peso ou peso inferior a 40kg podem dificultar a aprovação. 12 anos é a idade mínima permitida para visitação. A expedição não e recomendada para gestantes, pessoas em processo pós operatório ou em recuperação de fraturas recentes.

SEGURANÇA

Todos os equipamentos utilizados no Abismo Anhumas seguem especificações internacionais de segurança (UIAA e CE) e são obrigatóriamente inspecionados antes e depois de cada operação. Qualquer sinal de desgaste, o equipamento é substituído . É proibido a ultilização de equipamento próprio ou de terceiros, sendo a visitação só realizada com equipamentos fornecidos pelo Abismo Anhumas.

Para mergulhadores, os equipamentos podem ser próprios ou alugados nas operadoras locais; máscara, neoprene e nadadeira. Não é necessário cilindros ou lastros.

Só será permitido o mergulho autônomo para aqueles que apresentarem a certificação ou a carterinha de mergulho de escolas reconhecidas oficialmente.

Galeria

  • Abismo Anhumas

Nossa História

1970 - Descoberta do Abismo Anhumas

1984

O Abismo Anhumas foi descoberto na década de 1970 por funcionários da fazenda após um incêndio que deixou a áreas expostas. Os segredos escondidos só começaram a ser desvendados 14 anos depois, na primeira expedição feita por pesquisadores para mapear o local.

Julho de 2014

natgeo
Abismo Anhumas e destaque na National Geographic. Publicada pelo escritor Costas Christ, editor geral da National Geographic Traveler, a matéria trata sobre as belezas naturais e experiências maravilhosas que o destino turístico Bonito oferece aos seus visitantes. Além de ressaltar a conservação do meio ambiente nessa região à borda do Pantanal.

Fevereiro de 2015

Abismo Anhumas é destaque no Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão no quadro to de folga.

Localização

Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem